Esperamos que todos vocês estejam bem e protegendo-se de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.
Atravessamos um momento que nos posiciona diante da calamidade e de intenso sofrimento humano. A pandemia de Covid-19 envolve a todos nós com angústias, incertezas e temores.
Entendemos que faz parte de nosso compromisso ético com o outro oferecer a psicanálise como importante instrumento de escuta, disponibilizando-nos para dar suporte emocional às pessoas na travessia deste período crítico.
Dirigimo-nos a vocês, Presidentes e Membros das Sociedades e Grupos, no intuito de incentivá-los a promover ações solidárias para amparar aqueles que estejam em sofrimento agudo.
Nos alegra saber que muitas federadas já iniciaram este movimento de suporte psicanalítico e gostaríamos de trocar estas experiências, ajudando-nos mutuamente a construir uma rede solidária.
Também estamos preocupados quanto às graves consequências sociais imediatas a uma grande parcela da população já economicamente vulnerável: desempregados, trabalhadores informais e moradores de rua.
A FEBRAPSI sugere às federadas e membros que se informem, e divulguem entre si, sobre instituições idôneas em seus estados que organizam o recebimento e distribuição de doações de alimentos, medicamentos básicos e material de higiene. Assim, participaremos de forma organizada em uma rede ampla de solidariedade.
A Diretoria está à disposição das federadas com seus recursos de divulgação e de buscas de soluções para operacionalizar esta rede, no sentido de cooperar com as iniciativas de cada uma.
Nosso abraço,
DIRETORIA FEBRAPSI