T

Clique na imagem para ampliar

Psicanálise: a formação de um psicanalista, conheça o projeto.

27 / outubro / 2022

Prezados colegas,

Compartilhamos com todos a implementação do projeto “Psicanálise: a formação de um psicanalista”, por meio da Diretoria do Conselho Profissional.

Atualmente, em função das demandas em nossos canais de comunicação: Youtube, Instagram, Facebook e site, a procura sobre a formação psicanalítica tem aumentado cada vez mais. Isso demonstra a importância deste ofício, mas também fala sobre o aumento do aparecimento de cursos intitulados psicanalíticos, sejam eles vinculados a religiões, instituições Universitárias que promovem graduação em psicanálise, ou mesmo instituições que extrapolam o Movimento Articulação. A análise é leiga por não ter pé na religião e na cientificidade positivista. Nesse sentido, os psicanalistas são leigos e trabalham com a (im)possibilidade do exercício de um ofício que tem como um de seus objetivos a afinação da função psicanalítica, trabalho e investimento para uma vida.

O propósito deste projeto é informar de maneira acessível e convidativa o que regula a formação psicanalítica nas 18 federadas que compõem a FEBRAPSI. Além da importância do tripé com as análises de alta frequência e, os seminários teóricos e as supervisões clínicas, o objetivo é também falar sobre as diferentes culturas psicanalíticas que compõe suas federadas de maneira que as beneficie ao fomentar o entendimento de sua transmissão e seu compromisso com uma postura ética do cuidado.   

Para tanto, lançaremos este projeto com a Live no dia 09 de novembro às 20h30 pela plataforma Zoom, entrevistando a psicanalista Ane Marlise Port Rodrigues, e posteriormente, uma série de vídeos com temporadas, lançados com regularidade quinzenal em nossos canais de comunicação com temáticas abordando nossa formação e depoimentos de seus membros dos institutos.

Esperamos com este projeto contribuir para ressaltar os alicerces da formação de um psicanalista pela IPA/FEBRAPSI e por outras entidades, por meio das 18 federadas que constituem a Federação.

Abraços fraternos

Hemerson Ari Mendes
Presidente

Renata Arouca de Oliveira Morais
Diretora do Conselho Profissional

Denise Zimpek Pereira
Secretária Geral

Share This