T

Clique na imagem para ampliar

Manifesto FEBRAPSI pela Democracia

26 / maio / 2020

Manifesto pela Democracia FEBRAPSI

A Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI, instituição de caráter científico que congrega Sociedades e Grupos de Estudos Psicanalíticos, filiados à International Psychoanalytical Association – IPA e à Federação Latino-Americana de Psicanálise – FEPAL, vem a público se manifestar contra as várias formas de violação dos Direitos Humanos e as decisões que atentem contra a verdade, as instituições democráticas e a democracia.

Nos últimos dias, a população brasileira tem vivido aterrorizada, não somente pela pandemia, que já matou 23 mil pessoas, situando-nos em primeiro lugar no mundo em mortes diárias, mas, igualmente, pelos constantes ataques às políticas de saúde, de educação, de proteção ao meio ambiente e a tudo que acreditamos como cidadãos e psicanalistas.

O que está em jogo são valores caros à vida, à cidadania e à psicanálise no que se refere à ética, à verdade, ao respeito às diferenças étnicas, religiosas, políticas, sexuais, à dignidade humana, à solidariedade com o sofrimento de outrem, ao respeito à Ciência e, sobretudo, à liberdade.

Solidarizamo-nos com as famílias que perderam seus entes queridos para o COVID-19 ou vítimas do abandono e violência do Estado e com os povos originários penosamente atingidos pela pandemia. Repudiamos, veementemente, as ideologias e ações sociopolíticas que expõem a sociedade, pondo em risco direitos duramente conquistados ao longo dos últimos anos.

Lutamos por um mundo digno, de razoável civilidade, em que se invista na Ciência e na melhoria da qualidade de vida da população, permitindo novos caminhos de existência e convivência democrática.

Juntamo-nos a outras entidades da sociedade civil na busca destes mesmos objetivos.

Rio de Janeiro, 26 de Maio de 2020.

Diretoria da FEBRAPSI

Share This