T

Clique na imagem para ampliar

MANIFESTO DA FEBRAPSI PELO ESTADO DEMOCRÁTICO

6 / maio / 2020

 

MANIFESTO PELO ESTADO DEMOCRÁTICO

Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis e assustadores da humanidade. Há meses lidamos com uma ameaça real à saúde física e mental das populações do mundo, expondo duramente nossa fragilidade como seres humanos. Cientistas, pesquisadores, profissionais de saúde e políticos têm feito uma corrente laborativa com o objetivo de descobrir tratamentos que combatam o COVID-19, assim como uma vacina que proteja a todos. Um trabalho doloroso e árduo que põe muitas vidas em risco pelo bem-estar comum.

No Brasil, paralelamente, vivemos uma séria e grave situação na saúde pública, à beira de um colapso, e na política. Preocupa-nos fortemente o rumo que o país tomará. Ao invés dos esforços políticos estarem concentrados na resolução ou equalização dos problemas, assistimos desorganização das ações, ataques às instituições e à democracia, somadas às manifestações contra as orientações da OMS.

A concomitância dos impactos da pandemia com os reflexos da situação política, econômica e social podem promover repercussões seríssimas, expandindo e agravando o sofrimento psíquico e existencial dos sujeitos para além das perdas que vêm sofrendo.

A Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI, afinada com os Direitos Humanos, com os princípios e garantias constitucionais que nos regem, vem a público manifestar seu repúdio e preocupação com a gravidade do momento atual, no qual assistimos reiteradas manifestações em prol de um estado totalitário em detrimento do Estado Democrático de Direito.

A vida e a Psicanálise requerem um ambiente de liberdade democrática para que possamos nos sentir existindo com dignidade.  Temos o compromisso histórico, ético e social de preservar este ambiente tão duramente conquistado.

Atenciosamente,

Diretoria da FEBRAPSI

Share This