III Jornada de Comunidade e Cultura
10 e 11 de setembro de 2021
Caros colegas,
Esperamos encontrá-los bem, apesar do momento conturbado e dos conflitos que, sobressaltados, presenciamos em todo o mundo.
A pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV 2, desdobra-se nos quatro cantos do planeta e recrudesce a crise humanitária. Potencializaram-se turbulências, instabilidades e incertezas nos campos sociopolítico, ambiental, cultural e psíquico. Os desafios que temos à frente demandam enfrentamento coordenado, participativo e, sobretudo, coletivo.
A psicanálise é convocada a contribuir com a comunidade a qual pertence, e na qual é referência, por sua condição de dar sentido aos atos, de mergulhar na loucura, e de prática implicada com aventuras subjetivas e questões que envolvem a política e a sociedade, em troca permanente com a cultura.
Desse modo, perguntamos: como podemos auxiliar o fortalecimento dos laços entre o sujeito, a comunidade e a cultura em um mundo que pede socorro?
Apostamos no intercâmbio de ideias e de saberes e no trabalho colaborativo com parceiros engajados em renovar e criar pactos para o bem comum.
Interessa-nos, também, o diálogo da psicanálise com a história e com os saberes ancestrais para nos ajudar a promover mudanças subjetivas e sociais e a ressignificar nosso presente e futuro.
Veja a programação no banner abaixo e faça sua inscrição pelo link: https://forms.gle/w5VmHTjdH3457MCy9
Contamos com sua participação nesse debate.
Atenciosamente,
Cíntia Xavier de Albuquerque
Presidente
Wania Maria Coelho Ferreira Cidade
Diretora de Comunidade e Cultura
Comissão Organizadora
Carolina Cavalcanti Henriques (SPRPE)
Cristina Gondim (NPS)
Janine Severo (SBPdePA)
Leda Herrmann (SBPSP)
Paola Amendoeira (SPBsb)
Regina Esteves (SPFor)
Rossana Nicoliello Pinho (SBPMG)
Teresa Lopes (SBPRJ)