EM ATIVO MOVIMENTO
Durante a manhã do sábado, dia 15 de março, tivemos uma excelente oportunidade de reflexões. Ocorreu a 6ª Jornada de Comunidade e Cultura, intitulada “Psicanálise em Movimento”.
Na ocasião, dois palestrantes com significativas vivências no campo da interface entre a psicanálise e a cultura ofereceram generosamente a contribuição para que psicanalistas interessados trocassem experiências.
Com o tema “Engajamento Social – por uma participação ativa da psicanálise no campo dos direitos humanos”, Paola Amendoeira, psicóloga e psicanalista da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb) e chair do sub-comitê da IPA junto à ONU, trouxe inúmeras referências do que está sendo realizado no mundo. Enfatizou a necessidade das trocas interculturais e traçou caminhos históricos dos trabalhos da IPA.
Com o tema “Clínicas Sociais de Psicanálise e Razão Crítica” Tales Ab’ Sáber, psicanalista, professor de filosofia e autor de vários livros, fez relatos teóricos e apresentou as vivências práticas da Casa do Povo, projeto de 10 anos realizado em São Paulo.
O público do evento participou com interesse e questões que ampliaram os temas.
O evento foi aberto ao público, gratuito e virtual, atingiu 136 espectadores durante sua realização, com pico de 65 participantes simultâneos.
Houve também a apresentação de um vídeo compilado a partir de várias atividades praticadas pelas federadas da FEBRAPSI. Há muito sendo feito no Brasil em movimento. Para assistir o vídeo, acesse: https://youtu.be/j2neLtzGAXA