A discussão sobre a regulamentação das psicoterapias ganhou força no início deste semestre, quando a Câmara, em Brasília, realizou uma Audiência Pública dedicada ao tema. A FEBRAPSI esteve presente, reafirmando seu compromisso em acompanhar de perto esse debate e orientar seus membros diante da proliferação de cursos sem qualificação, que ameaçam a formação ética e consistente em psicanálise. Também se discute a possibilidade de formalizar a formação psicanalítica em um formato universitário.
No vídeo de hoje, o psicanalista e psiquiatra Arnaldo Chuster, membro efetivo e didata da SPRJ, destaca os riscos de uma formação superficial, que não respeita a base freudiana que abrange uma visão mais ampla da análise psicanalítica. A formação adequada deve seguir critérios específicos e se basear em um tripé fundamental — estudo, supervisão e análise — que exige tempo, dedicação e responsabilidade.
A formação em Psicanálise é um compromisso com a seriedade, ética e profundidade. Preservar a integridade da prática psicanalítica é uma tarefa coletiva, envolvendo cada psicanalista e a FEBRAPSI.
Link para o video no canal da Febrapsi no Youtube: https://youtu.be/_5ES_Nouzf0

