Frances Tustin

Professora e psicoterapeuta infantil, nasceu em 1913, na Inglaterra. Analisanda de Bion, em 1950 começou a trabalhar na Tavistock Clinic, se especializando em psicoterapia para crianças.

Nos Estados Unidos executou relevante trabalho num centro de pesquisa com crianças consideradas atípicas, principalmente com autistas e psicóticas. Sugeriu mudanças na compreensão clássica sobre o autismo, observando os problemas de desenvolvimento iniciais da infância.

Coordenou seminários na Tavistock Clinic, na Brunel University e na Universidade de Roma. Suas principais obras datam aproximadamente de 1966 a 1994. Recebeu importante colaboração de colegas para dar continuidade à suas obras, devido ao reconhecimento e respeito por elas.

Após sua morte, que ocorreu no ano de 1994, anualmente realiza-se homenagens, com conferências e apresentação de trabalhos que têm por base o pensamento de Tustin.

Esses encontros foram inicialmente coordenados por Judith Mitrani, com patrocínio do centro de Psicoterapia da Califórnia e da Comissão de Educação Continuada.

A fundação Frances Tustin Memorial Trust, em Los Angeles, reúne inúmeros profissionais da área de saúde mental. Além de conferências internacionais, também patrocinam premiações de trabalhos em todo mundo, e existem planejamentos sobre financiar estudos clínicos em programas já existentes na Grã-Bretanha, de intervenção precoce com mães e crianças em risco, como já acontece nos Estados Unidos.

Resenha elaborada por Adriana Maria Nagalli de Oliveira, membro filiado do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo/Núcleo de Psicanálise de Campinas.

Share This