Organizadoras: Patricia Rivoire Menelli Goldfeld e Katya de Azevedo Araújo
E-mail das organizadoras: [email protected], [email protected]
Nome dos autores: Helena Surreaux, Charo Maroño, Mara L. Horta Barbosa, Astrid Elisabeth Müller Ribeiro, Caroline Milman, Ane Marlise Port Rodrigues, Aline Pinto da Silva, Vera Elisabethe Hartmann, Ester Malque Litvin, Ana Rosa Chait Trachtenberg, Fábio Martins Pereira, Juliana Lang Lima, Denise Zimpek, Paula Daudt Sarmento Leite.
Federada dos autores: Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA)
Edição 2025, 1ªedição, Editora Blucher, São Paulo
Sobre a obra:
O adolescer é uma fase de transição no processo de desenvolvimento do sujeito que envolve tanto aspectos psíquicos como corporais. Abrir mão da infância, lidar com o luto dessa fase e com a despedida do corpo que até então existia, para enfrentar as transformações orgânicas e psíquicas, fruto dos efeitos hormonais que levam o adolescente a se desconhecer e a se reconhecer diante do novo que se apresenta, não é tarefa fácil.
É uma fase da vida cheia de interrogantes, de desconhecimento, ao mesmo tempo que tem a onipotência e a coragem como marcas significativamente fortes. Diante das transformações socioculturais ocorridas nos últimos anos, os profissionais que cuidam da saúde mental, em especial nós, psicanalistas, fomos provocados a estudar cada vez mais, a atualizar os conhecimentos para compreender as alterações advindas de um sujeito em constituição. Este livro nos convida a percorrer caminhos que, de alguma forma, todos já trilhamos, para que, utilizando referenciais teóricos e clínicos, possamos aprofundar nossa capacidade de escuta e intervenção diante dos nossos pacientes.

