O Primordial no Homem Moderno

Autoria: Isac Germano Karniol e Patrícia Siqueira Lopes Karniol

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) 

Edição: Zagodoni; 1ª edição (2022)

E-mail: [email protected] e [email protected]

 

Sobre a obra:

No mundo moderno logo temos a expectativa de uma lógica que dê respostas para o que vivenciamos. Dessa forma, emoções e sentimentos ficam frequentemente obscurecidos. Nos esquecemos do que é recomendado pelo poeta Rilke:

Deixe tudo acontecer com você
Beleza e terror
Continue vivendo
Somente a ausência
de sentimentos é fatal.

Neurocientistas como Damásio também reforçam que, para o funcionamento do mundo mental, a importância dos sentimentos é fundamental.

Com esboços produzidos em sessões de análise com Isac Karniol, o artista plástico brasileiro Egas Francisco a todo momento parece confirmar uma de suas frases clássicas: “Para mim, uma obra de arte pode ser vista sob duas perspectivas: a óptica da estética como obra de arte propriamente dita e como tradução dos sentimentos mais profundos de uma pessoa”.

Neste livro, Egas com suas produções aproxima-se dos aspectos psíquicos primordiais que resistem aos processos de simbolização apenas racional, tornando visível o invisível. Isac busca escutar o indizível. Patrícia Karniol colabora neste processo de nomeação e aproximação de narrativas, desenhos e pinturas.

Share This