Formação e Filiação

Formação

A Febrapsi não oferece cursos de formação. As atividades formativas ocorrem nas instituições federadas que integram a Febrapsi e são componentes da International Psychoanalytical Association (IPA) (https://pt.ipa.world/). A formação em psicanálise segue os critérios da IPA. Atualmente são 18 federadas e por meio do nosso site eletrônico é possível acessar os respectivos sites nos quais constam informações sobre a formação. 

A formação é oferecida a médicos e psicólogos. Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano poderão ser aceitos em alguns Institutos. Os pretendentes à formação passam por processo de seleção definido por cada instituição federada.

Uma vez selecionado, o candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:

      • Análise pessoal de alta frequência com analista qualificado para essa função; a determinação da frequência mínima é atribuição de cada instituição federada;
      • Supervisão de no mínimo dois casos em tratamento, realizada com supervisor qualificado para essa função;
      • Seminários teóricos sobre a obra de S. Freud e outros autores tais como M. Klein, W. Bion, D. Winnicott, entre outros contemporâneos;
      • Seminários clínicos;
      • Seminários eletivos sobre autores e/ou temas ligados à psicanálise.

O tempo de formação varia entre 5 e 10 anos, dependendo do programa de cada instituição federada e do tempo que cada analista em formação leva para cumprir o programa.

 

Filiação

Para tornar-se membro da Febrapsi é preciso ser membro de uma instituição federada da Febrapsi. Para tornar-se membro em uma das instituições federadas filiadas à Febrapsi é necessário fazer a formação psicanalítica na instituição federada. A Febrapsi não aceita membros individuais avulsos. A Febrapsi também não aceita instituições federadas que não sejam componentes da International Psychoanalytical Association (IPA).

Diretoria

Estatuto

Memória

Share This