Quinta Científica – SPPA

Quinta Científica – SPPA

Convidamos para a Quinta Científica, dia 4 de maio (quinta-feira), às 20h30, no Anfiteatro do 4º andar da SPPA. Na ocasião será apresentado o trabalho "Indignação: entre o fim da ingenuidade e o prenúncio da tragédia", de autoria de Cláudio laks Eizirik, Adriana Rispoli, Ana Cristina Tofani, Catia Olivier Mello, Lúcia Chassot Rubin, Marta Rubbo Pacheco e Regina Orgler Sordi.

Convidamos para a Quinta Científica, dia 4 de maio (quinta-feira), às 20h30, no Anfiteatro do 4º andar da SPPA. Na ocasião será apresentado o trabalho “Indignação: entre o fim da ingenuidade e o prenúncio da tragédia”, de autoria de Cláudio laks Eizirik, Adriana Rispoli, Ana Cristina Tofani, Catia Olivier Mello, Lúcia Chassot Rubin, Marta Rubbo Pacheco e Regina Orgler Sordi.

Resumo:

Os autores apresentam um exercício psicanalítico inspirado na leitura do livro Indignação, de Philip Roth ( 2008). Seu objetivo é discutir, à luz da teoria do campo psicanalítico, a organização de um campo gravitacional povoado de conflitos, que conduzem o herói do romance a um desfecho trágico. Examinam a obra e seu autor, e descrevem o campo que se cria entre o leitor e o processo de leitura. Discutem, a seguir, alguns aspectos psicanalíticos da trajetória dos dois personagens principais, e as dificuldades para enfrentar o confronto geracional,lançando mão das hipóteses do filicídio e da simbiose pai-filho.