T

Clique na imagem para ampliar

Tragédia Climática: compreendendo para agir

19 de setembro de 2025 – sexta-feira | 20h30 | on-line (Zoom)

Mesa de abertura:

A Devastação do Cuidar: A Psicanálise em Diálogo com a Ciência e a Esfera Pública pela Preservação do Planeta 

A tragédia climática avança progressiva e implacavelmente. Suas manifestações trazem, cotidianamente, sofrimento e apreensão crescentes em escala global.

Temos o conhecimento para deter o processo e mitigar danos impingidos ao Planeta, mas são necessárias ações em escala global para que isso aconteça. A esperança de mudança nasce da disponibilidade generosa de construirmos pontes entre as pessoas, governos e a ciência.

Neste evento participarão da mesa: uma gestora pública que coordenará o diálogo entre representações de mais de 90 países em torno da preservação do Planeta (COP30), um cientista comprometido com a promoção da produção científica nacional e internacional e um psicanalista que contribuirá com a reflexão sobre os desafios do ato de cuidar.
 
Comissão Científica SBPRJ
 
Debatedores:
Ana Campos Toni – Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, diretora executiva da COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) 

 Hugo AguilaniuGeneticista, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, PhD em genética molecular pela Universidade de Chalmers, França – Centre Nationale pour la Recherche Scientifique (CNRS, França, 2011)            

Carlos Pires LealPsicanalista, membro efetivo com funções específicas do Instituto da SBPRJ, membro da Federação Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, membro da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), membro do Grupo de Trabalho: Psicanálise, Meio Ambiente e Crise Climática 

Faça sua inscrição (gratuita) aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckc1tIlyx0R_7ONWnjVloUkcAbEe9MUSR0fm2E2ZN6sCj4Ug/viewform?usp=sharing&ouid=114034464308306294132

Share This