O QUE SÃO BEBÊS COM RISCO?
COMO IDENTIFICAR OS RISCOS?
O QUÊ OBSERVAR?
POR QUE INTERVIR?
COMO INTERVIR?
COMO É ESSA CLÍNICA QUE INTEGRA DIFERENTES PROFISSIONAIS?
ESSE CURSO SE DESTINA A PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA CLÍNICA COM BEBÊS DE 0 A 18 MESES.
OBJETIVO: Formar profissionais com experiência na clínica com bebês para a identificação de entraves no desenvolvimento psíquico e intervenção precocíssima em situações de risco de cristalização autística.
METODOLOGIA: As aulas serão ministradas pelos professores apoiados em bibliografia, atividade clínica e investigação diagnóstica com bebês de risco e seus pais.
PÚBLICO-ALVO: Psicanalistas, psicólogos, médicos, fisioterapeutas / osteopatas e psicomotricistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, com experiência clínica com bebês.
NÚMERO DE VAGAS: 30
HORÁRIO: terças-feiras das 12h30 às 14h00
INÍCIO: fevereiro de 2022 até junho de 2023 (total de 53 aulas)
INSCRIÇÕES: 1 a 30 de outubro de 2021 pelo site: www.sbpsp.org.br
SELEÇÃO: até 30 de novembro de 2021, por meio de currículo, justificativa de interesse e entrevista.
Resultados: até dia 5 de dezembro de 2021.
MATRÍCULA: R$500,00 até 20 de dezembro de 2021.
CURSO: 13 parcelas de R$500,00
INFORMAÇÕES: [email protected]
COORDENAÇÃO:
MARIA CECÍLIA PEREIRA DA SILVA
(membro efetivo e analista didata da SBPSP)
PATRÍCIA ROSSETTI
(membro associado da SBPSP)
RAQUEL ANDREUCCI PEREIRA GOMES
(membro associado da SBPSP)
MARIÂNGELA MENDES DE ALMEIDA
(membro filiado da SBPSP)
PROFESSORES CONVIDADOS:
MARIE CHRISTINE LAZNIK: Psicanalista, membro da Associação Lacaniana Internacional e Doutora em Psicologia Clínica pela Université Paris XIII. Atende pais-bebês no Centro Alfred Binet. É pesquisadora e formadora de psicanalistas em reanimação psíquica de bebês com risco de autismo. É co-fundadora do PREAUT – Programme de recherche et d’études sur l’autism. Membro da CIPPA e Rieppi.
MURIEL CHAUVET: Psicomotricista formada em sensório-motricidade por André Bullinger que falará sobre o equilíbrio sensório-motor e suas especificidades em bebês com risco de autismo, bem como seus problemas motores inatos (Movimentos Gerais e Fidgety). E também o manejo sensorial e motor desses bebês em risco.
ANNIK BEAULIEU: Osteopata, fisioterapeuta, doutora em psicologia e psicanalista. Ela falará sobre sua tese acerca dos padrões de hiper-extensão em bebês com risco de autismo e como isso interfere na relação com seus cuidadores. Mostrará seu trabalho como osteopata em relação à dor do bebê e abordará as bases neurológicas dos movimentos Fidgety.