CPLP

5º Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa

 

O 5º Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa – CPLP surge pela questão levantada sobre a saúde mental na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, África, Brasil e Portugal. 

Os relatos compartilhados entre os países lusófonos mostravam as consequências das guerras de independência, a luta anticolonial, das dificuldades econômicas de grande extensão, situações de catástrofe que evidenciavam o sofrimento mental. Surge, também, pela necessidade de reconhecimento e solidariedade entre a comunidade lusófona no enfrentamento de preconceitos sociais, raciais, políticos e culturais.

O evento é aberto a todos profissionais que queiram conversar sobre o tema: Escravidão e Liberdade: Travessias do Corpo e da Alma

Será realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2023, em Salvador – BA.

 Veja a programação:

Inscrições encerradas

Local do Evento

Hospedagem

Opções de Hotéis

CPLP

Oxum no seu Labirinto
Abdias Nascimento

A imagem que estampa o 5° Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa (5º CPLP) é a obra de Abdias Nascimento, Oxum no seu Labirinto. Nascimento é um dos formadores da maior organização do movimento negro, a Frente Negra Brasileira (FNB). Na área acadêmica criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro). No campo das artes visuais criou o Museu de Arte Negra (MAN) e, nas cênicas, fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN). Além de artista plástico Abdias Nascimento era poeta, escritor, ator, dramaturgo, professor universitário e ativista dos direitos civis e humanos da população negra. Nascimento foi muito importante para cultura negra, a defendeu no Brasil e no mundo. 

Share This