As relações de trabalho em tempos de crise – o olhar da psicodinâmica do trabalho – Teoria, método e casos

Autoria: Kátia Barbosa Macêdo & Lúcio de Souza Machado

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de Goiânia (SBPG)

Edição: Editora CRV; 1ª edição (2022)

E-mail: [email protected], para solicitar o livro diretamente à editora: [email protected]

 

Sobre a obra:

Abordar saúde mental pressupõe adotar uma visão interdisciplinar, incorporando contribuições advindas das ciências sociais, economia, medicina, psicologia, psicanálise, epidemiologia e ergonomia. Isso se constitui para os pesquisadores um desafio de desenvolver abordagens teóricas e metodológicas que discutam as interações entre a organização do trabalho e a subjetividade dos trabalhadores.

A psicodinâmica do trabalho é multidisciplinar. Desde sua constituição ela se pauta em diálogos com a ergonomia, psicanálise, sociologia do trabalho, psicopatologia, psicologia, medicina do trabalho, dentre outras. Desde sua concepção, a abordagem tinha como objetivo o estudo das relações entre saúde mental e trabalho.

A obra está dividida em três partes, sendo que na primeira apresenta conceitualmente a Psicodinâmica do Trabalho onde os autores discutem os pressupostos teóricos da PDT. Na segunda parte, discute-se o método específico desenvolvido visando construir conhecimento a partir da escuta diferenciada da fala dos trabalhadores em grupo. A terceira parte apresenta o resultado de quatro casos e sua discussão.

Share This