As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar. Uma pesquisa em psicologia hospitalar usando a hermenêutica psicanalítica

Autor: Decio Tenenbaum

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ)

Edição: 2017, 1ª edição, Editora Appris, Curitiba

E-mail: [email protected]

 

Sobre a obra:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com uso da observação não participante por intermédio de entrevistas não estruturadas, nas quais os dados coletados foram analisados pelo método hermenêutico-dialético proposto por Minayo, utilizando-se preferentemente, mas não exclusivamente, a hermenêutica psicanalítica. 

A pesquisa foi realizada em um hospital filantrópico, assistencial-educacional, de grande porte (220 leitos), no Rio de Janeiro, que recebe pacientes com patologias diversas, clínicas e cirúrgicas, para tratamento em regime ambulatorial e de internação. 

Examinou-se a intersubjetividade do encontro clínico em trinta pacientes para a identificação das principais tensões psicológicas que surgem na atividade central da prática assistencial, o encontro paciente-profissional, com o objetivo último de fornecer instrumentos para a prevenção da iatropatogenia e da síndrome de burnout no ambiente hospitalar. 

O exame psicanalítico da irracionalidade emergente no campo assistencial, seja no paciente, na família ou na equipe de saúde, em diferentes hospitais ao longo da minha carreira como psicanalista trabalhando como médico-assistente, coordenador de equipes de Psicologia Médica e como professor de Medicina Psicossomática, levou-me ao encontro das situações clínicas que mais frequentemente desencadeiam essas tensões. Os trinta casos clínicos são apresentados dentro das respectivas situações chave.

Share This