A Paixão de Formar – Sobre o mundo psíquico do professor apaixonado

Autor: Maria Cecília Pereira da Silva

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Edição: 2022, 3ª edição, Editora Blucher, São Paulo.

E-mail: [email protected]

 

Sobre a obra:

Todos nós tivemos, em nossos tempos de escola, professores que nos marcaram. Deles nos lembramos com carinho, porque souberam estimular em nós a capacidade de aprender e o interesse por sua disciplina.

A que se deve este efeito mobilizador? Certamente, não apenas ao conhecimento que possuíam da sua matéria. Não é pelo intelecto, mas pelo afeto que transita a centelha que faz de um professor um grande professor. Como designa-la? Com o nome de paixão, diz Maria Cecília Pereira da Silva, neste belo livro, originalmente uma dissertação de Mestrado em Psicologia Escolar na PUC-SP.

Qual é a origem desta paixão? Como ela se materializa, a partir daquilo que faz de cada um de nós um ser humano – suas pulsões, suas fantasias, seus desejos, suas ansiedades? Empregando recursos da psicanálise, a autora entrevistou alguns professores conhecidos como particularmente “apaixonados”. Delicadamente, pacientemente, recolheu suas palavras, seus relatos, suas questões; dissecou estes depoimentos, os fez falar aquilo que neles se encontrava em estado latente e construiu um texto instigante que circula pelos meandros de experiências diversas, porém unidas pelo mesmo impulso e pelo mesmo sopro generoso e acolhedor.

Tendo tido o privilégio de orientar esta pesquisa, pude acompanhar seus passos, suas revelações, sua trajetória, desde a idéia inicial até a conclusão do trabalho. Por isso, posso afirmar que o leitor tem diante de si um livro perturbador e estimulante que vai fundo na análise das motivações subjacentes à atividade de ensinar e que constitui, a seu modo, uma homenagem a todos os que desta ou daquela maneira, estão envolvidos com as tarefas pedagógicas. Psicanalista clínica, Maria Cecília soube ouvir o que se dizia nas entrelinhas dos depoimentos, revelando alguns dos abismos em que se abebera a paixão do professor.

Renato Mezan

Share This