Bacurau

Observatório Psicanalítico – 132/2019

Ensaios sobre acontecimentos sociais, culturais e políticos do Brasil e do mundo.

Bacurau

Rosane Muller Costa (SPFOR)

Certas verdades do humano só podem ser transmitidas pela via da experiência estética, sendo essa a função da arte. Dessa perspectiva, a história escrita e dirigida para o cinema por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é uma provocação, desde o título de “Bacurau”. Que estranha palavra é essa?

Na película é o nome de um povoado no agreste pernambucano e de um pássaro. Na realidade, a ave notívaga, que os do Norte chamam de bacurau, tem um canto impossível de não ser ouvido, quando rompe o silêncio da noite. Suscita o trágico, o passar do tempo, a morte e todos os demônios da escuridão.  

Na mitologia nordestina, bacurau é um homem tão feio quanto mau, uma espécie de bicho-papão. Para nome de cidade deve funcionar como uma gárgula, aquelas figuras monstruosas postadas no alto das igrejas góticas, eternas sentinelas a examinar os espíritos dos mortos e dos vivos. Só os bons têm passagem.

Somos confrontados, já no início do filme, com os signos da violência: caixões-de-defunto, mortos, enterros, armas e ladrões. Essas são também imagens do cotidiano das cidades do interior, onde morre-se muito por bala e doença. Se morre pelo descaso dos governantes de hoje e de sempre. O descaso é uma violência disfarçada, e por isso, muito mais perigosa. Essas imagens, ultimamente, se intensificaram nos noticiários televisivos. São a realidade da nossa vida diária, embora pareçam, nas mídias, tão distantes quanto um filme de terror ou Western americano.

Um justiceiro e o prefeito são figuras centrais no enredo, revelando uma inversão alarmante: o matador é alvo de admiração e o político de desconfiança. A desconfiança nos governantes conduz à descrença na cidadania, levando ao crime e às drogas. Os habitantes de Bacurau, em outra similitude com o nosso tempo, se drogam pesadamente.  

Etimologicamente, a palavra ‘assassino’ provém de bebedor de haxixe, pois a criminalidade e as drogas caminham juntas. Onde a força é liberada, o impulso sexual também o é. Esses dois impulsos são, em diversos momentos, emparelhados na película.  

Alguns acontecimentos dão sinal de que algo terrível está por vir, pois a tragédia de algum modo é, sempre, anunciada. Motoqueiros, mais parecendo vir de outro planeta ou de uma época no futuro, adentram a vila. O contraste é imenso. De um lado, a simplicidade do século passado e, de outro, os habitantes do futuro ou do espaço sideral. Coisas da pós-modernidade.

Os motoqueiros são parte de um grupo de norte-americanos e um alemão, amantes das armas e assassinos. Eles dão voz ao não dito, quando falam “nós não somos como eles (o povo de Bacurau). Somos como vocês, vivemos no sul e somos filhos de alemães e italianos”. Mas o grupo discorda, eles são tão negros, quanto qualquer negro.

O cerne da ação é o genocídio dos negros, estes identificados com o povoado de Bacurau, que de tão típico nos faz estendê-lo para boa parte da região nordeste e para todos os lugares, onde os mais simples se encontram. Bacurau são as favelas cariocas e todas as comunidades carentes. O diferente do rico e branco é tido como inferior e pode ser eliminado, sendo este só um pretexto para a liberação do ódio e da selvageria. A cultura, que convive com a morte, a fome, o abandono de crianças, a pilhagem do outro, é igualmente cruel.

Sendo a violência uma patologia grave, Bacurau, ao ser atacada, chama de volta seu louco criminoso. Ele, em uma cena tragicômica, louva esse momento, pois já estava faminto. Tinha fome de matar. É quando o terror de fato acontece. Uma das crianças que brincava assustando   outras com máscara de bacurau, encontra um deles no escuro, um dos assassinos, que não hesita em matá-la. Demônios existem, precisamos saber que aparência eles têm. 

O alemão aceita a desculpa do matador de que não era uma criança, mas um adolescente armado, argumento de sempre para a matança de jovens em nosso meio. Ele, o alemão, é chamado de nazista, se aborrece e responde que está há mais de quarenta anos nos Estados Unidos. O nazismo, com efeito, mudou de lugar e apagou seu nome.

Os textos freudianos referem que a civilização depende da repressão dos impulsos sexuais e agressivos. Isso, porém, não acontece sem sofrimento e gera um mal-estar contínuo. Os escritos kleinianos acentuam outro aspecto. Quando o sujeito não contém seu ódio e agressividade não se torna mais feliz, se torna louco. No início da vida, a relação com o objeto é construída sob a égide da angústia, e este é equiparado a um objeto mau e persecutório, porque a mente é cindida e funciona de um modo a expulsar os sentimentos hostis, depositando-os no outro. Se permanece assim, toda a relação com a realidade é perturbada, pois esse outro nunca é reconhecido em sua alteridade. No máximo se estabelecem dois grupos: um, identificado com o sujeito e considerado bom, até mesmo idealizado, e outro, portador de qualidades repulsivas devendo ser destruído.

O povo de Bacurau tinha sua história de lutas, afinal, há mais de quinhentos anos vivia em solidão. Descendia de antigos cangaceiros, bandidos nômades e insurgentes. Os supostos frágeis devolveram a violência com maior violência. Nessa ocasião estavam todos drogados. Nos tempos atuais devemos ser gárgulas, mas isso tem um custo.

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores).

 

Colega, click no link abaixo para fazer seus comentários na página da Febrapsi no Facebook. Assim, debateremos o assunto também com os seguidores da nossa fanpage.

https://www.facebook.com/252098498261587/posts/1474698879334870?d=n&sfns=mo

Os ensaios também são postados no site da Febrapsi. Clique no link abaixo:

https://febrapsi.org/observatorio-psicanalitico/

 

Categoria:
Tags:
Share This