Formação e Filiação

FORMAÇÃO

A Febrapsi não oferece cursos de formação. As atividades científicas ocorrem nas Instituições Federadas. As instituições que integram a Febrapsi são componentes da International Psychoanalytical Association (IPA).  A formação em psicanálise segue os critérios da IPA (International Psychoanalytical  Association). Através do nosso site, é possível acessar os sites das Instituições Federadas, nos quais constam as informações sobre a formação psicanalítica. Atualmente são 16 Instituições Federadas no Brasil.

A formação é oferecida a médicos e psicólogos graduados e registrados em seus respectivos Conselhos Regionais (CRP e CRM). Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano poderão ser aceitos em alguns Institutos, desde que a Comissão de Ensino, ou órgão equivalente, aceite o Curriculum Vitae do pretendente à seleção. Os pretendentes à formação passam por um processo de seleção que fica a critério de cada Instituição Federada.

Uma vez selecionado, o candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:

  • Análise pessoal de alta frequência (4 sessões semanais) com analista qualificado para essa função; a determinação da frequência mínima é atribuição de cada Instituição Federada;
  • Supervisão de no mínimo dois casos em tratamento, realizada com supervisor qualificado para essa função;
  • Seminários teóricos sobre a obra de Freud e outros autores tais como Melanie Klein, Wilfred Bion, D.Winniccott, entre outros, incluindo também estudo de temas específicos;
  • Seminários clínicos;
  • Seminários eletivos sobre autores ou temas ligados à Psicanálise.

O tempo de formação varia entre 5 a 10 anos, dependendo do programa de cada Instituição Federada e do tempo que cada candidato leva para cumprir o programa.

FILIAÇÃO

Para  tornar-se Membro da Febrapsi é preciso ser Membro de uma Instituição Federada da Febrapsi. Para tornar-se membro em uma das Instituições Federadas filiadas à Febrapsi é necessário fazer a formação psicanalítica na Instituição Federada. Acesse os sites das Instituições Federadas, através de nosso site, e veja mais informações sobre a formação psicanalítica. A Febrapsi não aceita membros individuais avulsos. A Febrapsi também não aceita instituições federadas que não são componentes da International Psychoanalytical Association (IPA).

Share This