Psicanálise e Antropologia

Psicanálise e Antropologia

SBPSP recebe Marie Rose Moro (SPP) para conversa sobre Psicanálise e Antropologia

A experiência clínica é uma experiência antropológica, no sentido de o psicanalista se colocar em posição que considera e respeita a alteridade, reconhecendo a especificidade dos sujeitos com quem trabalha. Dentro ou fora dos consultórios, as conexões entre psicanálise e outros campos do saber nos servem como fundamento e ampliação da escuta, onde sonhos, segredos, memórias, gestos ganham significado na intimidade com a cultura em que estão inseridos.

Dentro das atividades do projeto Grupo, Instituição, Psicanálise, convidamos a psicanalista Marie Rose Moro para as relações entre essas disciplinas e as bases conceituais da etnopsicanálise, tanto no trabalho individual, com grupos ou nos projetos institucionais.

Marie Rose Moro é psiquiatra de bebês, adolescentes e adultos, membro da Sociedade Psicanalítica de Paris, com formação em filosofia, é doutora em medicina e ciências humanas. Referência no campo da etnopsicanálise e da clínica transcultural, onde realiza importante trabalho com imigrantes no Hospital Avicenne, Bobigny, França. É professora de psiquiatria de crianças e adolescentes na Universidade Paris Descartes.

Data: 9 de março, sexta-feira, das 10:30 às 12h 

Informações e inscrições: www.sbpsp.org.br